Questão
SP - Faculdade de Medicina do ABC
2024
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Lactente-sexo1982cadcc63
Lactente, sexo masculino, 3 meses de vida, está em consulta ambulatorial de rotina. Tratase de uma criança prematura de 35 semanas e 2 dias de gestação, devido à doença hipertensiva específica da gestação e trabalho de parto prematuro, tendo nascido com peso de 2285 g, adequado para a idade gestacional. A criança nasceu bem, sem necessidade de manobras de reanimação. Nos primeiros dias de vida, apresentou icterícia por incompatibilidade ABO, tendo recebido alta hospitalar no quinto dia de vida. Atualmente, a criança tem estatura de 61 cm e peso de 5170 g (ambos adequados pela idade gestacional corrigida), tendo ganhado 28 g por dia desde a última consulta. Alimenta-se de leite materno complementado com fórmula láctea de partida, tomando 90 mL, 7 vezes ao dia. Nega intercorrências desde o nascimento. Na semana passada, colheu hemograma devido à investigação de febre sem sinais localizatórios, que evoluiu com exantema súbito, e o resultado demonstra Hb 9,8 g/dL, Ht 31,3%, VCM 81,7 fL, RDW 13,8%, com leucócitos e plaquetas sem alterações. Tendo em vista os dados apresentados, sobre o uso de suplementação de ferro para este paciente, está recomendado de acordo com a diretriz mais recente de Sociedade Brasileira de Pediatria:
A
Já deveria ter iniciado aos 30 dias de vida, na dose de 2 mg/kg/dia até completar 1 ano de idade, e depois 1 mg/kg/dia até completar 2 anos.
B
Deve iniciar agora na dose de 3 a 6 mg/kg/dia, com controle laboratorial após 4 semanas do início do tratamento.
C
Deve ser iniciado agora, da dose de 1 mg/kg/dia até completar 2 anos de idade.
D
Deverá ser iniciado ao completar 6 meses de vida, da dose de 1 mg/kg/dia até completar 2 anos de idade.
E
Não há necessidade de nenhuma suplementação, devendo ser revisto apenas se deixar de utilizar fórmula láctea enriquecida em ferro.