Questão
GO - Universidade Federal de Goiás - UFG (Hospital das Clínicas de Goiás - HC)
2021
Residência (Acesso Direto)
Leia-caso-clinico6343a1644d
Leia o caso clínico a seguir.

Uma mulher de 22 anos inicia fraqueza proximal de evolução de nove meses. A fraqueza se acentuava aos esforços como subir escadas ou descer escadas. Associado, apresentou diploplia, disartria e ptose palpebral, boca e olhos secos. O exame de eletroneuromiografia demonstrou bloqueio neuromuscular que melhorava com a estimulação repetitiva de alta frequência.

Sobre a síndrome de Eaton-Lambert, pode-se afirmar: 
A
não existem diferenças clínicas importantes entre os pacientes que apresentam associação com câncer e as que não apresentam esta associação, seja no quadro clínico, seja na idade e no sexo.
B
o tumor mais comumente presente nos casos que se associam com câncer são os tumores ginecológicos na mulher e de próstata no homem, independente da idade e do sexo.
C
doenças autoimunes concomitantes, tais como artrite reumatoide, hipertiroidite e anticorpos do tipo anti-P/ Q do complexo VGKC, são mais comuns nos casos não ligados ao câncer.
D
o diagnóstico é semelhante ao da miastenia gravis, sendo o achado da eletroneuromiografia muito característico: potenciais de alta voltagem que, com estimulação repetitiva, aumentam sua amplitude.