Questão
GO - Universidade Federal de Goiás - UFG (Hospital das Clínicas de Goiás - HC)
2021
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Leia-caso-clinico6765da6b42
Leia o caso clínico a seguir.

Paciente grávida (idade gestacional = 18 semanas), apresenta lesões pápulo-escoriadas com prurido importante principalmente noturno. Mora com o marido e mais quatro filhos na mesma casa. O marido e dois de seus filhos também apresentam sintomas semelhantes. Fez uso de plantas caseiras indicado por uma vizinha com piora do quadro clínico, evoluindo com várias lesões eritematosas pelo corpo.

Nesse caso, deve-se considerar ainda:
A
as prováveis hipóteses diagnósticas são escabiose na paciente, no marido e nos dois filhos e eczema de contato somente na paciente.
B
o tratamento da escabiose pode ser feito com ivermectina e/ou permetrina naqueles que apresentaram os sintomas. Nos dois outros filhos que não manifestaram a doença, é desnecessário qualquer tratamento.
C
a paciente em questão não deve fazer nenhum tratamento porque está grávida, deve usar apenas pasta d´agua manipulada para aliviar o prurido.
D
o tratamento do eczema da paciente deve ser anti- histamínico oral (qualquer classe, sedante ou não sedante), retirar a causa do contato e corticoide apenas tópico, já que corticoide oral a paciente não poderá fazer uso por estar grávida.