Leia o caso clínico a seguir. Paciente do sexo feminino, de 45 anos, com 94 kg, 1,65 m de altura. Antecedentes pessoais de tabagismo 15 anos/maço. Será submetida à colecistectomia por vídeo, sob anestesia geral. Ao exame físico da via aérea, apresentou à inspeção pescoço curto e alargado e foi classificada como Mallampati II. No dia do procedimento, após monitorização e venóclise, foi realizada indução de anestesia e à laringoscopia direta para intubação foi classificada pela Classificação de Cormack-Lehane modificada por Cook como Classe 2B. Isso indica que, à laringoscopia direta:
Questão
GO - Universidade Federal de Goiás - UFG (Hospital das Clínicas de Goiás - HC)
2019
Residência (Acesso Direto)
Leia-caso-clinico913c1de95e
A
A maior parte das pregas vocais foi visualizada e a intubação será fácil.
B
As cartilagens aritenoides foram visualizadas e a intubação poderá apresentar nível de dificuldade moderado. Sugere-se a utilização de guia (Bougie) para facilitar o procedimento.
C
As cartilagens aritenoides foram visualizadas e a intubação será difícil. Sugere-se a interrupção do procedimento para posterior tentativa com fibroscópio flexível ou videolaringoscopia.
D
As estruturas anatômicas da via aérea não foram visualizadas, e a intubação deverá ser realizada com laringoscópio convencional.