Questão
GO - Secretaria de Estado da Saúde de Goiás - SES GO
2025
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Leia-caso-seguir-J-V-C50f56210f2
Leia o caso a seguir.

J.V.C, masculino, 28 anos, teve diagnóstico de hepatite B há 8 meses. Sua carga viral (HBV-DNA) foi 12.000 UI/ml. A dosagem de (ALT) TGP foi 112 U/l com HBeAg reagente. Na classificação de Child, enquadrou-se no grupo B.


Quanto ao tratamento de J.V.C, a conduta adequada é:

A
por ser paciente cirrótico com HBeAg reagente, caso apresente soroconversão para anti-HBe, mesmo que não alcance HBsAg indetectável, poderá ser avaliado para a interrupção do tratamento.
B
por ser paciente cirrótico, deve-se suspender o tratamento após a indetecção sustentada de HBsAg, mas o paciente deverá continuar em atendimento ambulatorial com controle semestral de marcadores da hepatite B.
C
por ser paciente cirrótico, não se poderá interromper seguramente o tratamento, mesmo após a confirmação da indetecção de HBsAg, definida por dois exames com HBsAg não reagente com intervalo mínimo de doze meses.
D
por ser paciente cirrótico, se houver queda de pelo menos 1 log10 UI/ml nos níveis de HBV-DNA aos seis meses de tratamento, poderá ter seu tratamento suspenso, mas deverá ter controle ambulatorial por mais seis meses.