Leia o relato do caso a seguir. Paciente de 55 anos de idade, comparece à consulta com queixa de dor no ombro direito há cerca de 3 meses associada à sensação de fraqueza no braço ipsilateral. Nega traumas recentes, e relata que a dor piora ao longo do dia, particularmente após esforços repetitivos. Ao exame fisico, o paciente apresenta fraqueza e dor na abdução ativa do ombro à 80°. O teste de elevação do braço a 90° em abdução com o polegar para baixo e resistência aplicada pelo médico é positivo, com dor e perda de força. Além disso, a elevação passiva do braço com o cotovelo em flexão e rotação interna e a elevação passiva do braço em rotação interna também provocam dor. O paciente não tem dificuldade de realizar o movimento de afastar a mão das costas, ao tentar levantar a mão enquanto ela está posicionada atrás do tronco. A ultrassonografia revelou espessamento do tendão da estrutura acometida, sem evidências de ruptura completa.
Questão
GO - Processo Seletivo unificado - PSU GO
2025
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Leia-relato-caso165e4279c12
A
subescapular; indicar infiltração subacromial de corticoide associada à fisioterapia para alívio rápido da dor e permitir melhor adesão ao tratamento conservador.
B
infraespinal; prescrever crioterapia diária e fisioterapia após imobilização do ombro por 2 semanas, com uso de anti-inflamatórios não esteroides para controle da inflamação.
C
supraespinal; iniciar fisioterapia com fortalecimento progressivo do manguito rotador e alongamento, associada ao uso de anti-inflamatórios não esteroides para controle da inflamação.
D
levantador da escápula; iniciar tratamento com exercícios de fortalecimento isométrico e recomendar o uso de analgésicos com opioides fracos, visando reduzir a dor.