Questão
GO - Processo Seletivo unificado - PSU GO
2025
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Leia-relato-caso7980828e4b
Leia o relato do caso a seguir. A.L.C., 28 anos de idade, sexo feminino, comparece à consulta com queixa de dor de garganta há 3 dias, associada a febricula intermitente (temperatura axilar máxima relatada de 37.7 °℃), tosse seca e dificuldade para engolir. Nega coriza, obstrução nasal ou outros sintomas respiratórios. Ao exame fisico, observa- se tonsilas palatinas de tamanho habitual com exsudato purulento abundante, sem adenomegalía cervical palpável. A conduta adequada e sua justificativa para este caso é:
A
iniciar antibiótico empírico com penicilina benzatina, pois a ausência de sintomas respiratórios sugere que a infecção é estreptocócica, carecendo de tratamento precoce.
B
solicitar teste rápido para Streptococcus pyogenes (RADT) para confirmar a necessidade de antibiótico, já que o diagnóstico clínico nem sempre é preciso, e o RADT pode evitar tratamentos desnecessários.
C
prescrever antibioticoterapia empírica com amoxicilina-clavulanato e anti-inflamatório oral, ambos no primeiro momento, considerando a presença de exsudato tonsilar purulento, que pode evoluir para complicações, como abscesso peritonsilar.
D
tratar a paciente com anti-inflamatório oral e gargarejo com benzidamina colutório para alivio, já que o quadro clínico é autolimitado e provavelmente de etiologia viral.