Questão
GO - Processo Seletivo unificado - PSU GO
2025
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Leia-texto-seguir91ef38c8da
Leia o texto a seguir. Segundo o documento "Panorama da violência letal e sexual contra crianças e adolescentes no Brasil (2021-2023), 2ª edição, 2024", as mortes violentas contra crianças de até 9 anos cresceram no país: foram 520 vítimas de violência letal nesses três anos. O aumento foi mais sensível entre aqueles de até 4 anos, o que acende um alerta sobre os riscos a que estão submetidas as crianças na fase inicial de vida. Considerando o contexto apresentado, na abordagem de suspeita de violência contra crianças, deve ser observado que:
A
as fraturas espiraladas em diáfises em úmero e fêmur, em crianças que ainda não andam, decorrentes de torção e rotação forçada da extremidade sugerem maus-tratos, mesmo se isoladas.
B
o mais importante diagnóstico diferencial de fraturas na infância deve ser realizado com a osteogênese imperfeita, cuja apresentação típica inclui fraturas de costela e fraturas múltiplas em vários estágios de cura.
C
a combinação de hemorragia retiniana e subdural em um lactente indica o diagnóstico provável de doença hemorrágica, portanto, uma vez que os cuidadores neguem história de trauma, a criança deve ser encaminhada para avaliação do hematologista.
D
a investigação e a identificação do(a) agressor(a) são processos demorados, portanto a notificação deve ser postergada aguardando evidências conclusivas para evitar falsas denúncias e a possibilidade de revitimização.