Linfonodomegalias são comuns na infância e podem apresentar diversas etiologias, sendo o conhecimento destas características importantes para definição de diagnóstico e conduta. Utilizando os seus conhecimentos sobre este tema, assinale a alternativa correta.
Questão
Órgão
1
Residência (Acesso Direto)
Linfonodomegalias-sa33ed492e92
A
Num paciente com faringite de início agudo associada a linfonodomegalia generalizada, hepatoesplenomegalia e atipia linfocitária podemos ter uma conduta conservadora sem a necessidade de investigações complementares.
B
Na doença da arranhadura do gato temos uma linfonodomegalia cervical associado a calor, rubor e dor de início agudo, sem outras alterações em vias aéreas superiores nem sistêmicas.
C
Na tuberculose ganglionar podemos ter linfonodos coalescentes e com área de fistulização, sendo o diagnóstico padrão realizado através da baciloscopia de escarro.
D
Na doença de Kawasaki temos a linfonodomegalia cervical ou generalizada como principal característica clínica, podendo associar-se a febre e hipermia de mucosas.
E
Todos os pacientes que apresentem linfonodomegalia persistente por mais de 1 mês devem ser submetidos a investigação com PAAF ou biópsia a depender da suspeita clínica.