Questão
SP - Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - SCMSP
2023
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Luana-leva-sua-filha96d144891c
Luana leva sua filha, Valentina, para consulta de puericultura na UBS de referência. Valentina acabou de completar um ano de idade, e Luana está contente, pois, todos os meses, tem conseguido levar a bebê para consulta mais de uma vez por mês.

Ainda que a situação hipotética acima pareça revelar bom acesso à UBS, ela pode gerar a lei dos cuidados inversos, deixando-se de ofertar cuidados para casos de maior vulnerabilidade, e está em desacordo com a recomendação do Ministério da Saúde, que preconiza a realização de consultas de rotina para crianças com até um ano de idade em determinada frequência conforme a idade, da seguinte maneira:
A
na primeira semana de vida; a um mês de idade; aos três meses de idade; aos seis meses de idade; aos nove meses de idade; e aos doze meses de idade.
B
a um mês de idade; aos dois meses de idade; aos quatro meses de idade; aos seis meses de idade; aos nove meses de idade; e aos doze meses de idade.
C
na primeira semana de vida; depois, bimensalmente, até completar-se um ano de idade.
D
na primeira semana de vida; a um mês de idade; aos dois meses de idade; aos quatro meses de idade; aos seis meses de idade; aos nove meses de idade; e aos doze meses de idade
E
a um mês de idade; e aos seis meses de idade. O pediatra deve decidir as demais consultas de rotina em conjunto com a família.