Lúcio, 8 anos, apresentou quadro de faringo-amigdalite há cerca de 15 dias. Hoje, o garoto chegou à emergência com queixa de urina “escura” e edema peri-orbitario. Ao exame físico, sua pressão arterial era de 140X100 mmHg. O plantonista solicitou vários exames com a hipótese diagnóstica de GNPE (glomerulonefrite pós-estreptocócica). Por favor, marque a opção CORRETA em relação a Lúcio.
Questão
CE - Instituto José Frota - IJF
2010
Residência (Acesso Direto)
Lucio-8-anos59be505936
A
A urina escura de Lucio, provavelmente, indica uma provável hematuria, no entanto esse achado não é típico da GNPE, sendo mais característico na síndrome nefrótica.
B
A diminuição de C3 e CH50, associada à anamnese e ao exame físico de Lucio, constituem achados laboratoriais tão típicos que os tornam decisivos para o diagnóstico da patologia do garoto.
C
A taxa de excreção renal de proteínas da GNPE é considerada a mais elevada nas glomerulopatias da infância, portanto, Lucio deverá ter um valor bem acima de 50 mg/kg/dia.
D
A hipercolesterolemia, com aumento da LDL (lipoproteína de baixa densidade), é o achado mais frequente na GNPE, podendo atingir níveis superiores a 1000 mg/dL.