M.A., 22 anos, solteira, G I P I, realizou exame de colpocitologia oncótica de Papanicolaou com laudo de Lesão intra epitelial cervical de alto grau. A conduta preconizada, segundo as Diretrizes Brasileiras para Rastreamento do Câncer do Colo do Útero MS/INCA 2016, é:
Questão
PR - Aliança Saúde - PUC PR
2019
Residência (Acesso Direto)
M-22-anos-solteira-G-I43fd80af3d
A
Considerando a idade da paciente, devemos repetir nova colpocitologia em 6 meses, pois nessa idade a incidência da infecção pelo HPV é muito frequente e pode ocorrer um sobrediagnóstico no laudo da citologia.
B
Considerando que a lesão de alto grau tende a evoluir frequentemente para carcinoma devemos indicar a exérese da zona de transformação com cirurgia de alta frequência pelo método "Ver e Tratar".
C
Realizar colposcopia e caso o laudo demonstre achados colposcópicos maiores, realizar biópsia e se confirmar NIC II (Neoplasia intraepitelial cervical do Grau 2), realizar exérese da zona de transformação com cirurgia de alta frequência ou conização dependendo da localização da JEC (Junção escamocolunar) em todas as pacientes.
D
Realizar colposcopia e caso demostre achados colposcópicos menores, realizar biópsia e se confirmar lesão de baixo grau (NIC I ) realizar tratamento ablativo ( cauterização ).
E
Realizar colposcopia e caso o laudo demostre achados colposcópicos menores, manter seguimento anual com colpocitologia, por dois anos.