A.M.B., de 38 anos, G9P5A3, todos partos transvaginais, sendo que o último filho morreu logo após o nascimento, sem causa esclarecida. Índice de Massa Corporal = 31. Com 26 semanas de idade gestacional, apresentou glicemia de jejum de 136 mg/dl. Compareceu no pronto-socorro com idade gestacional de 39 semanas e dois dias e altura uterina = 48 cm, cinco contrações de forte intensidade a cada 10 minutos. Ao toque, ocorreu amniorexe com saída de líquido claro em quantidade acima do esperado, sendo constatado colo fino, dilatado em 5 cm, feto em apresentação cefálica. O período expulsivo ocorreu 30 minutos depois com nascimento de feto com 4654 g. No 4º período, paciente apresentou mal-estar, dispneia, palidez, cianose, frequência cardíaca de 130 batimentos por minuto e pressão arterial de 70x30 mmHg.Qual é o diagnóstico de base no pré-natal e qual a conduta imediata?
Questão
GO - Universidade Federal de Goiás - UFG (Hospital das Clínicas de Goiás - HC)
2018
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
M-B-38-anos-G9P5A3141a758a999
A
Diabetes pré-gestacional. Acesso venoso calibroso, sondagem vesical, reposição volêmica com 2000-3000 ml de soro fisiológico a 0,9% ou Ringer. Vinte unidades de ocitocina diluídas em 500 ml de soro fisiológico ou soro glicosado a 20-30 gotas por minuto, controle de sinais vitais de 15 em 15 minutos, tipagem sanguínea, reserva de concentrado de hemácias. Revisão da integridade da placenta e curetagem, se necessário, revisão do trajeto do parto. Após estabilização, vigilância rigorosa de sinais vitais para descartar rotura uterina.
B
Diabetes gestacional. Expressão manual do útero para retirar sangue e coágulos presentes em sua cavidade. Acesso venoso calibroso, sondagem vesical, reposição volêmica com 2000-3000 ml de soro glicosado a 5%. Vinte unidades de ocitocina diluídas em 500 ml de soro fisiológico ou soro glicosado a 20-30 gotas por minuto, controle de sinais vitais de 15 em 15 minutos, tipagem sanguínea, reserva de concentrado de hemácias. Após estabilização, revisão da integridade da placenta e curetagem, se necessário, revisão do trajeto do parto e vigilância rigorosa de sinais vitais; a hipótese diagnóstica de rotura uterina não é cabível, pois não há antecedente de parto cesariana.
C
Diabetes pré-gestacional. Acesso venoso calibroso, evitar sondagem vesical, pois poderá acarretar infecção urinária levando a choque séptico. Solicitar hematócrito e hemoglobina para ver a necessidade de reposição volêmica; caso necessária, infundir 2000-3000 ml de soro glicosado a 5%. Vinte unidades de ocitocina diluídas em 500 ml de soro fisiológico ou soro glicosado a 20-30 gotas por minuto, controle de sinais vitais de 15 em 15 minutos, tipagem sanguínea, reserva de concentrado de hemácias. Após estabilização, revisão da integridade da placenta e curetagem, se necessário, revisão do trajeto do parto e vigilância rigorosa de sinais vitais para descartar rotura uterina.
D
Diabetes gestacional. Expressão manual do útero para retirar sangue e coágulos presentes em sua cavidade. Acesso venoso calibroso, evitar sondagem vesical, pois poderá acarretar infecção urinária levando a choque séptico. Solicitar hematócrito e hemoglobina para ver a necessidade de reposição volêmica; caso necessário, infundir 2000-3000 ml de soro fisiológico a 0,9% ou Ringer. Vinte Unidades de ocitocina diluídas em 500 ml de soro fisiológico ou soro glicosado a 20-30 gotas por minuto, controle de sinais vitais de 15 em 15 minutos, tipagem sanguínea, reserva de concentrado de hemácias. Revisão da integridade da placenta e curetagem, se necessário, revisão do trajeto do parto. Após estabilização, vigilância rigorosa de sinais vitais; a hipótese diagnóstica de rotura uterina não é cabível, pois não há antecedente de parto cesariana.