A.M.B., 62 anos, apresenta sangramento vaginal de quantidade variável há 3 meses. Multípara, conta que sua menarca foi aos 11 anos e a menopausa aos 55 anos. Atualmente, usa como medicamentos Losartana potássica 50mg, Nifedipino 10mg, Rivaroxabana 20mg, AAS 100mg e Metformina 1,5 g ao dia. No exame físico, não se percebe nenhuma alteração relevante, exceto a constatação de sangramento através do orifício do colo uterino, o volume uterino discretamente aumentado e irregular. Assinale a alternativa CORRETA entre as abaixo relacionadas, a respeito deste resumo clínico:
Questão
SP - PUC Sorocaba
2022
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
M-B-62-anos-apresenta80b8507b63
A
Segundo o léxico PALM-COEIN, esta paciente deverá estar na categoria das alterações funcionais, provavelmente relacionado com interação medicamentosa, estando indicado suspender seus medicamentos e observar a evolução do quadro.
B
Caso sejam detectadas imagens hiperecogênicas arredondadas na parede uterina, a paciente deve ser incluída na categoria PALM, sendo a hipótese mais provável para a causa do sangramento a adenomiose.
C
Por se tratar de um sangramento após o advento da menopausa, em paciente hipertensa e diabética, será necessário proceder a investigação endometrial, pois ela pode estar incluída na letra “M” do léxico PALM-COEIN.
D
O achado de sangramento uterino após a menopausa deverá ser tratado com a extirpação do útero, o que permitirá a resolução completa do problema, inclusive contribuindo para a profilaxia dos tumores uterinos e ovarianos.