M.B, sexo feminino, 27 anos de idade, procura atenção especializada com queixa de ausência de menstruação há 7 meses, saída de fluxo papilar leitoso bilateralmente, diminuição da libido e acne. Método contraceptivo de escolha é o coito interrompido realizado de forma irregular, sem associar método de barreira durante as relações sexuais. Exames complementares: Prolactina 119 ng/mL (2.80 – 29.20); ultrassonografia transvaginal evidencia útero retrovertido de tamanho e forma normais, anexos sem alterações e ausência de imagem intrauterina sugestiva de gestação. Uma vez que a paciente refere não ter comorbidades, não faz uso de medicações de uso contínuo e tem desejo de engravidar nos próximos meses. A melhor conduta para elucidação diagnóstica do caso é:
Questão
PA - Universidade do Estado do Pará - UEPA Belém
2023
Residência (Acesso Direto)
M-B-sexo-feminino-27114e58bd21d
A
solicitar ressonância magnética de sela túrcica e dosagem de macroprolactina e BHCG.
B
solicitar dosagem de B-HCG, macroprolactina, FSH, LH, SHBG. Indicar ressonância magnética de sela túrcica se macroprolactina alta e FSH normal.
C
solicitar dosagem de prolactina e Macroprolactina. Indicar ressonância magnética de sela túrcica se macroprolactina positiva.
D
solicitar dosagem de B-HCG, prolactina, TSH. Indicar ressonância magnética de sela túrcica se prolactina superior a 200 ng/mL.
E
solicitar dosagem de B-HCG, prolactina, TSH, AST, ALT e creatinina. Indicar ressonância magnética de sela túrcica se prolactina alta e TSH normal.