M.R.S., 52 anos de idade, hipertensa, em uso de captopril, é trazida pela filha ao Hospital Universitário por agitação e dor em MID após ter sido picada por uma cobra. A paciente possui história de doença psiquiátrica, com algumas internações e má aderência ao tratamento. Mora nos fundos da casa da filha, é divorciada e possui comportamento muitas vezes exaltado e agressivo. A família relata que nos últimos meses gasta além de sua aposentadoria em roupas e objetos fúteis, gerando dívidas. Ao exame, está orientada e hiperativa. Enquanto tenta contar como aconteceu o acidente, percebe-se um discurso com pensamento acelerado e distraibilidade. Mostra o animal, um filhote de jararaca, morto numa sacola como quem ergue um troféu. Com relação ao caso clínico e prováveis diagnósticos, assinale a alternativa CORRETA.
Questão
SC - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago)
2015
Residência (Acesso Direto)
M-R-S-52-anos-idade1297f67b78a
A
O humor disfórico da paciente, no momento do atendimento, dificulta a avaliação clínica.
B
O uso de lítio associado a inibidor da enzima conversora da angiotensina é contraindicado devido ao risco de hepatotoxicidade.
C
Anticonvulsivantes são opções terapêuticas para o distúrbio psiquiátrico, podendo ser usados em associação com estabilizadores do humor.
D
A picada por filhote de jararaca leva a quadro de intoxicação leve, com menor incidência de complicações locais e de disfunção renal.
E
Complicações possíveis do acidente botrópico são: fenômenos trombóticos, isquemia, infecção e síndrome compartimental; antibioticoprofilaxia é indicada no manejo inicial.