Questão
PR - Hospital Evangélico de Londrina - HEL
2017
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
M-S-N-masculino-671205bfeb172
M.S.N, masculino, 67 anos, antecedente de doença de Chagas, deu entrada no pronto socorro do Hospital Evangélico de Londrina com quadro clínico de dispneia, rebaixamento do nível de consciência e sudorese fria. Foi encaminhado para a sala de emergência sendo verificado os seguintes achados ao exame físico: frequência cardiaca 190 bpm, ritmo cardíaco regular, pressão arterial 70/40 mmHg, frequência respiratória 37 irpm com estertores pulmonares bilaterais, oximetria de pulso 82%). Você está de plantão e inicia os cuidados imediatos solicitando o carrinho de emergência, desfibrilador cardíaco, máscara de oxigênio e monitorização cardíaca ( traçado abaixo). Com base no quadro clínico, eletrocardiográfico e nas recomendações do ACLS (Advanced Cardiovascular Life Support) 2015, assinale a alternativa MAIS ADEQUADA para o caso acima. 


A
a primeira medida deve ser a obtenção de um acesso venoso periférico para infusão de amiodarona endovenosa (150 mg em 10 minutos) 
B
o paciente preenche critérios para instabilidade hemodinâmica, deve-se garantir uma via aérea definitiva e reposição volêmica criteriosa ( de 250 em 250mL, reavaliando a cada dose) 
C
deve-se realizar um eletrocardiograma de 12 derivações e chamar o cardiologista de plantão para definir a origem da taquiarritmia antes do tratamento da mesma.
D
o tratamento deve ser realizado com cardioversão elétrica sincronizada imediata.
E
realizar massagem do seio carotídeo.