MSS, 38 anos, foi admitida na enfermaria da residência médica com paraparesia por mielite esquistossomótica. Recebeu alta com prednisona 60mg/dl por seis meses, amitriptilina 25mg e fisioterapia. Retornou após 1 mês no ambulatório; já deambulando, ainda com dificuldade, queixando-se de constipação e boca seca; Peso 75kg, altura 1,60m, PA= 161 a 95 mmHg. Em relação ao caso, marque a resposta errada:
Questão
SE - Hospital de Urgência de Sergipe - HUSE - Hospital João Alves Filho
2020
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
MSS-38-anos-foi619e45a24a
A
O uso de corticoide em doses altas por impõem ao médico acompanhar pressão arterial e glicemia devido a possibilidade de elevação de ambos.
B
O uso da prednisona exige monitoramento desta paciente em ambulatório uma vez que para a patologia diagnosticada deverá ser usado por seis meses, quando se iniciará um desmame da medicação.
C
Os efeitos colaterais de constipação, boca seca, ganho de peso devem estar relacionados ao uso da prednisona, visto que a amitriptilina não causa estes efeitos.
D
A pressão arterial está elevada e pode estar associada ao uso do corticoide, necessitando de avalição e conduta
E
A fisioterapia motora é fundamental para a reabilitação de marcha desta paciente, sendo mais eficaz quanto maior a frequência semanal.