Mãe com diagnóstico de Sífilis gestacional que recebeu, juntamente com seu parceiro, tratamento de doses semanais de 2.400.000 Ui de Penicilina Benzatina durante 3 semanas, com tratamento devidamente documentado, em que apresentou quedas de título de VDRL em 3 diluições e cujo tratamento foi finalizado 20 dias antes do parto. Para o RN termo, assintomático, filho dessa mãe, qual deverá ser a conduta e o tratamento indicado?
Questão
GO - Hospital Ortopédico de Goiânia - HOG
2017
Residência (Acesso Direto)
Ma-com-diagnostico6797150664
DESATUALIZADA
A
Solicitar hemograma completo, VDRL de sangue periférico, radiografia de ossos longos e realizar punção lombar. Se exames normais e com garantia de seguimento ambulatorial do RN, realizar tratamento com Penicilina Benzatina dose única intramuscular e realizar seguimento ambulatorial do RN.
B
Solicitar VDRL de sangue de cordão do RN. Se VDRL menor do que o materno, não realizar o tratamento e fazer seguimento ambulatorial do RN.
C
Solicitar VDRL de sangue de cordão do RN. Se VDRL negativo e na impossibilidade de seguimento ambulatorial do RN, realizar tratamento com Penicilina Benzatina dose única intramuscular.
D
Solicitar VDRL de sangue periférico. Se for maior que ou igual ao VDRL materno, solicitar hemograma, radiografia de ossos longos e realizar punção liquórica. Se resultado do líquor for normal, realizar tratamento com Penicilina Cristalina ou Procaína durante 10 dias.
E
Como a mãe realizou o tratamento adequadamente, somente solicitar VRDL materno. Se este resultar em títulos menores do que os do início do tratamento, o RN não deverá ser investigado.