Mãe leva sua filha, com um mês de vida, para consulta na Unidade Básica de Saúde. Relata que a filha foi submetida aos exames de triagem neonatal e está em aleitamento materno exclusivo, com calendário vacinal em dia. A criança nasceu de parto vaginal, a termo, com 3000g, Apgar 7 e 9. A mãe queixa-se que a filha, há três semanas, está chorando muito, quase todos os dias, no início da noite. Informa também que a criança apresenta muitas evacuações ao dia, com fezes semi-pastosas, de coloração amarelada. Na consulta realizada com 10 dias de vida o peso da criança foi de 2990g. Hoje, na consulta, pesou 3550g. Diante desse quadro clínico, assinale a alternativa que contém o diagnóstico e a conduta para essa criança.
Questão
Revalida Nacional - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
2011
Revalida
Ma-leva-sua-filha-com125f5ab6fa4
A
A criança apresenta quadro de diarreia aguda, o que ocasionou a perda de peso. Necessita receber imediatamente soro para hidratação oral e que seja suspenso o aleitamento materno.
B
A criança apresenta quadro de cólica do lactente, o seu ganho ponderal é adequado. A mãe deve ser orientada a manter o aleitamento materno.
C
A criança apresenta refluxo gastroesofágico, o que determina o baixo ganho ponderal. Necessita de tratamento e cuidados para controle do refluxo gastroesofágico.
D
A criança apresenta quadro de intolerância ao leite materno. O que impõe a suspensão do aleitamento materno e introdução de leite de fórmula.
E
A criança apresenta baixo ganho ponderal por ingestão alimentar reduzida devido à baixa produção de leite materno. A mãe deverá ser orientada a realizar complementação com leite de fórmula.