Questão
TO - Fundação Universidade Federal do Tocantins - UFT
2016
Residência (Acesso Direto)
Ma-primigesta94a013a43a
Mãe primigesta, adolescente de 17 anos, realizou pré-natal inadequado com apenas 2 consultas. Refere ser usuária de crack e não realizou nenhuma sorologia durante o pré- natal, não recebeu nenhum tratamento específico e refere que, esporadicamente, chegou a fazer uso de sulfato ferroso. Na maternidade, após nascimento de seu bebê, as sorologias para sífilis mãe e bebê são respectivamente: VDRL + 1/32 E VDRL + 1/16. Foram realizados no bebê: rx de ossos longos, coleta de líquor e hemograma cujos resultados foram todos normais. 

De acordo com o protocolo do Ministério da Saúde, podemos afirmar:
A
Mãe inadequadamente tratada e bebê com titulação positiva para sífilis, apesar dos demais exames investigados estarem negativos, iniciar tratamento imediatamente com PNC cristalina ev por 10 dias. 
B
Mãe inadequadamente tratada e bebê com níveis de sorologia para sífilis inferior ao materno, com o restante dos resultados normais, portanto necessita somente de PNC Benzatínica em dose única.
C
Mãe adequadamente tratada, mas bebê com titulação positiva. Necessita tratamento com PNC Benzatínica 1 dose/semana durante 4 semanas.
D
Mãe adequadamente tratada e apesar da titulação positiva do bebê, não precisa de tratamento imediato, apenas acompanhamento ambulatorial. 
E
Mãe adequadamente tratada e bebê com titulação maior que 1>2, portanto necessita de tratamento com PNC procainica IM ou EV por 10 dias.