Mãe traz o filho, de um ano e nove meses, com lesões pruriginosas disseminadas pelo corpo há cerca de 15 dias. Ao exame apresenta micropápulas mais presentes na região ao redor do umbigo, axilas, região inguinal bilateral, fossa antecubital e entre os dedos da mão. A mãe diz que os outros dois filhos, um menino de oito anos e uma adolescente de 12 anos estão com lesões semelhantes. Ela e o mariodo também começaram a apresentar lesões, mas em menor quantidade. Eles não vieram juntos, porque os outros filhos tinham prova no colégio e o marido recentemente iniciou num novo emprego e não pode faltar. Ela diz que não veio antes, pois também tem dificuldade de sair do trabalho, menstruou há 10 dias e usa DIU. Com a hipótese diagnóstica de escabiose, a conduta mais adequada neste caso é:
Questão
GO - Hospital e Maternidade Dona Iris - HMDI
2019
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Ma-traz-filho-ano-nove1392d2b5ad2
A
Solicitar que o marido compareça ao consultório com os outros dois filhos para verificar se é o mesmo diagnóstico, antes de iniciar o tratamento.
B
Prescrever permetrina 5%, para toda a família, e orientar quanto aos cuidados com a roupa de cama, banho e de uso pessoal.
C
Prescrever ivermectina 6 mg, para toda a família, conforme o peso, e orientar quanto aos cuidados com a roupa de cama, banho e de uso pessoal.
D
Indicar o uso de ivermectina 6 mg, para mãe e o pai, permetrina 1% para o filho e orientar que os demais membros da família compareçam para consulta.