O Manual de vigilância, prevenção e controle de zoonoses: normas técnicas e operacionais, informa que, rotineiramente, a área de vigilância de zoonoses deve desenvolver e executar ações, atividades e estratégias de vigilância de zoonoses e, dependendo do contexto epidemiológico, também de prevenção, em seu território de atuação. Essas atividades são organizadas e executadas fazendo, também, a Vigilância Passiva que se caracteriza por...
Questão
ES - Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC
2025
Residência (Acesso Direto)
Manual-vigilancia6247117307
A
por serem executadas de forma permanente a fim de subsidiar os programas de controle existentes, e o desenvolvimento e a execução das ações, devem-se seguir as normas técnicas vigentes dos programas nacionais de vigilância e controle do Ministério da Saúde.
B
desenvolver e executar de forma sistemática medidas que visem identificar, oportuna e precocemente, o risco real (iminente) de introdução ou a introdução/ reintrodução de uma zoonose.
C
Articular, sistematicamente, com a área de vigilância epidemiológica local, para atualização quanto à ocorrência de casos humanos, sejam prevalentes ou incidentes, sejam no território de atuação ou em áreas circunvizinhas, bem como de outras informações pertinentes.
D
Monitorar de forma constante e sistemática as populações de animais do território de atuação, bem como, estruturar a rotina de identificação de informações geradas pela mídia sobre a incidência e a prevalência de zoonose na área alvo.
E
viabilizar meios para a identificação oportuna e precoce de uma situação de risco real (iminente) relacionada a zoonoses ou de ocorrência de zoonoses na área em questão, possibilitando que a área de vigilância de zoonoses local possa intervir com ações de controle