Manuel, 3 anos de idade, está há 2 dias com febre de 39°C (temperatura axilar) associada a rinorreia e tosse. Foi admitido em Pronto-Socorro com relato de crise tônico-clônica generalizada em vigência de febre com duração de 10 minutos há cerca de 2 horas. Evoluiu com sonolência breve após o episódio, mas agora está ativo, reativo e sem alterações neurológicas. Trata-se do primeiro episódio de crise convulsiva. O pai da criança apresentou quadros semelhantes na infância. Sobre o ocorrido, podemos afirmar que se trata de:
Questão
Estratégia MED
2021
Revalida
Manuel-3-anos-idade89e4ba98de
A
Crise de convulsão febril. Conduta: tranquilizar os pais e orientá-los quanto à possibilidade de recorrência em vigência de febre e sinais de alarme.
B
Epilepsia. Conduta: prosseguir a investigação com eletroencefalograma e tomografia de crânio, internar paciente para observação por 12 horas.
C
Crise convulsiva febril. Conduta: internar, coletar líquor e culturas (urina, sangue e líquor) e iniciar antibioticoterapia empírica de amplo espectro.
D
Epilepsia. Conduta: introduzir profilaxia contínua com fenobarbital. Internar para observação por 12 horas.
E
Crise convulsiva febril. Conduta: prosseguir a investigação com eletroencefalograma e tomografia de crânio, internar paciente para observação por 24 horas