Marcelo terminou sua faculdade recentemente e, enquanto estudava para suas provas de residência, começou a trabalhar em uma Unidade de Saúde Básica (UBS), em uma grande cidade, com bons recursos de saúde e ampla possibilidade de acesso à realização de exames complementares e procedimentos cirúrgicos, por meio do Sistema Único de Saúde. Logo em seu segundo dia de atendimentos, atendeu a Sra. Joana, de 42 anos, que havia realizado uma mamografia pela primeira vez, em função das campanhas relacionadas ao "Outubro Rosa". Ela havia realizado o exame no início de novembro, porém, em função da correria do dia a dia, voltou à UBS apenas no final de março do ano seguinte para ver o resultado do exame. O laudo veio com o seguinte resultado: BIRADS® Categoria 0; Mamas densas; Assimetria focal em quadrante superior lateral da mama direita. Sugiro complementação com ultrassonografia mamária. Marcelo rapidamente se mobilizou e conseguiu uma ultrassonografia para o dia seguinte, com o seguinte resultado: BIRADS®-US Categoria 4A; Nódulo macrolobulado em topografia descrita pela mamografia medindo 1,1 cm. Em relação ao quadro apresentado e à melhor conduta para condução da paciente, é correto afirmar que:
Questão
RJ - Hospital Naval Marcílio Dias - HNMD
2023
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Marcelo-terminou-sua17689123ca8
A
a categoria 4A está relacionada à alta probabilidade de malignidade (> 50%) e, portanto, deve ser imediatamente seguida de biópsia.
B
deve-se solicitar nova mamografia, visto que o exame foi realizado há aproximadamente 6 meses, acompanhado de ultrassonografia mamária, em virtude das mamas densas.
C
a paciente deve ser acompanhada com novas mamografias e ultrassonografias seriadas semestrais, pelo período mínimo de 2 anos, para melhor avaliação de conduta.
D
existe uma probabilidade de malignidade de 2 a 10%, devendo a paciente ser submetida a biópsia da lesão.
E
é necessária complementação de imagem, nesse caso, com ressonância magnética nuclear das mamas, visto que a paciente possui mamas densas e tais lesões são mais bem avaliadas com exame contrastado.