Questão
RN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (Hospital Universitário Onofre Lopes - HUOL)
2022
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Maria-39-anos-chega-a15692a1630e
Maria, 39 anos, chega à Unidade de Saúde de seu bairro, ESF Andrade Costa, para consulta com o Dr. Marcelo. Ao iniciar a consulta, queixa-se de dores no corpo. O Dr. Marcelo percebe o semblante abatido e pergunta se está acontecendo algo mais. Maria começa a chorar e diz: “Não aguento mais, doutor, estou com dores fortes no corpo e uma dor de cabeça insuportável”. Maria era uma paciente que ia sempre acompanhando sua tia, idosa, com Alzheimer, e seu marido, com obesidade grave, para realizar tratamento. Sem interromper, Dr. Marcelo mostra-se interessado, e Dona Maria continua: “Você sabe a pressão que vivo lá em casa, mas agora está insuportável. Tudo sou eu que tenho que resolver, meu marido e minha tia são dependentes de mim. Desde que mataram meu filho, vivo triste, mas agora está pior. Não tenho vontade de fazer nada e choro todos os dias. Não consigo dormir e fico muito nervosa com tudo”. Diante da situação, como abordagem inicial, o Dr. Marcelo deve
A
explorar a gravidade do sofrimento, conhecer os recursos de Maria para lidar com os sintomas e apresentar as possibilidades terapêuticas.
B
explorar os sintomas, evitando falar sobre suicídio, para não induzir Maria, de acordo com os princípios da prevenção quaternária.
C
referenciar ao psiquiatra, já que Maria apresenta sinais de gravidade como o choro fácil e a falta de vontade para realizar suas atividades.
D
orientar Maria a procurar um psicólogo, profissional mais adequado para acompanhála, visto que ela está vivenciando uma crise normativa, referenciando-a.