Questão
SP - Hospital Israelita Albert Einstein - HIAE
2025
Residência (Acesso Direto)
Maria-45-anos-vem-a946dffa557
Maria, 45 anos, vem à consulta relatando dores generalizadas há mais de oito meses, além de sensação de fadiga e sono não reparador. Ela já foi a vários especialistas e realizou múltiplos exames, os quais trouxe à consulta, todos avaliados como normais, incluindo alguns autoanticorpos e provas de atividade inflamatória. Maria chora e expressa preocupação de que os médicos não estão levando suas queixas a sério. Durante o exame físico, percebe-se que Maria tem sensibilidade dolorosa difusa à palpação muscular e articular, mas não se notam sinais inflamatórios articulares. 

Ao aplicar o método clínico centrado na pessoa, qual deve ser a primeira abordagem?
A
Informar à paciente que, apesar de todos os exames normais, os sintomas indicam claramente uma fibromialgia e iniciar o tratamento com antidepressivos tricíclicos e relaxantes musculares.
B
Explorar detalhadamente os sintomas e solicitar novos exames com perfil completo de autoanticorpos para melhor abordar a preocupação de Maria e confirmar o diagnóstico com segurança.
C
Investigar como Maria está vivenciando esses sintomas, seus medos, expectativas e impacto na sua rotina de vida e, somente então, discutir possíveis estratégias para manejo conjunto dos sintomas.
D
Encaminhar a paciente para um especialista em reumatologia, considerando o tempo de duração dos sintomas, o que colabora para a possibilidade de uma condição autoimune não detectada.