Questão
PR - Associação Médica do Paraná - AMP
2024
Residência (Acesso Direto)
PR - Associação Médica do Paraná - AMP
2024
Residência com pré-requisito - Cirurgia (R+ CIR)
Maria-45-anos67745c9f82
Maria, 45 anos, apresenta-se ao seu Médico de Família e Comunidade (MFC) com queixas de insônia ocasional e ansiedade moderada devido a estresse no trabalho. Ela está preocupada com a possibilidade de tomar medicamentos para dormir ou ansiolíticos, devido às histórias negativas que ouviu sobre a dependência e os efeitos colaterais desses medicamentos. 

Qual das seguintes abordagens de Prevenção Quaternária é apropriada para o médico neste caso?
A
Realizar testes extensivos para excluir as possíveis causas orgânicas da insônia antes de considerar qualquer intervenção terapêutica, pois não há como se fazer exames demais, visto que exames não causam prejuízo para as pessoas.
B
Sugerir que Maria procure aconselhamento psicológico, independentemente de sua preferência, já que temos que entender qual o medo dela com relação a medicamentos, uma vez que eles foram aprovados para seu diagnóstico.
C
Encaminhar Maria para um especialista em sono sem discutir as opções de tratamento disponíveis, visto que problemas de sono não são prevalentes e com isso saem do escopo do que seu MFC poderia resolver.
D
Fornecer à Maria informações detalhadas sobre os benefícios e riscos dos tratamentos, incluindo a possibilidade de dependência e efeitos colaterais, permitindo que ela compartilhe da tomada de decisão.
E
Prescrever inicialmente medicamentos para dormir e ansiolíticos para aliviar os sintomas de Maria, já que os riscos e efeitos colaterais dos medicamentos são praticamente inexistentes.