Maria dos Anjos, 25 anos, moradora do bairro Maicá, no município de Santarém, comparece à unidade básica de saúde com resultado de teste do pezinho de seu filho, João Pedro, de 6 meses de idade, que apresentou como resultado "HB-FAS". No mesmo dia foi ouvida pela enfermeira que avaliou ser necessária consulta com médico, uma vez que Maria estava extremamente nervosa e relatando medo de diagnóstico de câncer, anemia falciforme ou anemia que "virasse leucemia". Levando em consideração o fato de D. Maria ter sido atendida por profissional de enfermagem e medicina no mesmo dia na UBS, é correto afirmar que:
Questão
PA - Universidade do Estado do Pará - UEPA Santarém
2019
Residência (Acesso Direto)
Maria-Anjos-25-anos1014a6de325
A
fere o principio da universalidade, uma vez que o aceso dever ser garantido de acordo com gravidade e respeitando a ordem de agendamento de consultas.
B
está em concordância com o acesso avançado, que preconiza que todos os pacientes devem ser atendidos no mesmo dia em que buscam atendimentos de saúde.
C
foi um falha de ambos os profisisonais, uma vez que a conduta imediata seria o encaminhamento para nível secundário de atenção à saúde.
D
foi a conduta mais correta, uma vez que o medo de um diagnóstico se mostrou mais impactante que o resultado do exame em si, merecendo uma abordagem centrada na pessoa.
E
é considerado atendimento a demanda espontânea, que exige a utilização do máximo de profissionais da equipe de saúde para um mesmo caso clínico.