Questão
GO - Unievangélica - Centro Universitário de Anápolis - UEVA
2022
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Maria-Aparecida-3210558073993
Maria Aparecida, 32 anos, procura a Unidade Básica de Saúde com queixa de secreção na mama. Na consulta, o médico observa que a paciente apresenta descarga papilar espontânea, sanguinolenta, em mama esquerda, há três semanas, Maria Aparecida relata que a mãe morreu há 10 anos com câncer de mama e que uma irmã está fazendo quimioterapia com o mesmo diagnóstico. Ao exame físico, o médico não encontra nódulos palpáveis, não há retrações de pele ou mamilo, e nenhum sinal inflamatório. O médico, então, solicita USG bilateral de mamas, mamografia e encaminha a paciente ao serviço especializado de Mastologia. 

Podemos afirmar que a conduta do médico está
A
errada, pois não há indicação de mamografia em mulheres com menos de 40 anos, já que é de difícil interpretação.
B
errada, pois a descarga papilar mamária é comum, e raramente causada por câncer, devendo ser investigada na Atenção Primária.
C
correta, pois a ultrassonografia de mamas e mamografia estão indicadas para todas as mulheres acima de 30 anos, independente de história familiar ou sintomas.
D
correta, pois a hipótese de carcinoma deve ser aventada sempre que a secreção do mamilo contiver sangue, e é recomendado um especialista para investigação mais completa.