Maria Aparecida, negra, 36 anos, bem-humorada, compareceu à Unidade Básica de Saúde onde tem como equipe: a agente de saúde Filomena, a técnica de enfermagem Carla, o enfermeiro Mário e a médica Daiane. Maria Aparecida tem uma história de realização de Citopatológico (CP) de colo de útero com uma certa regularidade. Seu último exame foi há 3 anos, quando era casada com Paulo, uma relação que durou 7 anos. O resultado fora normal. Na mesma ocasião, em uma campanha de educação em saúde promovida pelo Ministério da Saúde e Secretarias de Saúde do Estado e do Município, Maria fez a mamografia também com resultados normais. Maria Aparecida teve menarca aos 13 anos, sexarca aos 16 anos. Teve uma filha, Lelê, e um filho, Carlinhos, com Paulo. Duas gestações com dois partos vaginais. Maria Aparecida menstrua regularmente. Sem casos conhecidos de câncer de mama na família. Divorciou-se de Paulo há 2 anos: me libertei doutora - sempre dizia à Daiane. Recentemente, conheceu um homem de 30 anos, Valdomiro, com quem está namorando e já está pensando em se "juntar". Maria é hipertensa em uso de enalapril 10 mg de 12/12 horas. Na consulta, observou-se PA 140/90 mmHg, pesa 78 kg, mede 1,60 m de altura (IMC 30,5). Maria Aparecida retorna para a primeira consulta de pré-natal acompanhada de Valdomiro. Ela está mais tranquila, aceitando bem a gestação e se mostra bastante feliz e participando ativamente, segundo as falas de ambos. Mário, antes da consulta, trouxe para Daiane o resultado do teste rápido de Sífilis: positivo.
Considerando o caso clínico 01 e a melhor conduta a ser adotada por Daiane, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) O tratamento para Maria Aparecida deve ser Penincilina G Benzatina (2,4 milhões UI), IM, dose única (1,2 milhão UI em cada glúteo) e, alternativamente, Doxiciclina 100 mg, VO, 2xdia, por 15 dias.
( ) Deve-se realizar o teste imunológico em Valdomiro e seu tratamento deve ser no esquema da sífilis latente tardia, quando o resultado for positivo e não for possível estabelecer a data da infecção.
( ) A recomendação geral é coletar o sangue para realização do VDRL imediatamente para confirmação do diagnóstico, e agenda o retorno em até uma semana para, com o resultado, iniciar o tratamento.
( ) A recomendação geral é iniciar o tratamento imediatamente com Penincilina Benzatina, fazendo a primeira dose, coletar sangue para a realização do VDRL e agendar retorno com resultado para sete dias. Se positivo, completar o tratamento, se for o caso, de acordo com o diagnóstico do tipo de sífilis.
( ) Nos casos específicos nos quais se tem qualquer dúvida sobre o contato, vínculo e sequência do seguimento e tratamento do caso, ou não se tenha disponibilidade (realização e resultado) do VDRL, em tempo oportuno, ou a pessoa estiver em uma condição muito sensível, como é o caso de Maria Aparecida por ser gestante, permite-se excluir do fluxograma a necessidade de realização do VDRL e reforça-se a recomendação do tratamento imediato. Isso vale também para as parcerias sexuais.
A alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo, é: