Questão
PE - Secretaria Estadual de Saúde do Estado de Pernambuco - SES PE
2018
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Maria-Conceica-8-anos669107f633
Maria da Conceição, 8 anos, natural e procedente da Zona da Mata de Pernambuco, relata febre, astenia, perda de peso e aumento de volume abdominal há 3 semanas. Vem apresentando diarreia e vômitos intermitentes há 10 dias. Ao exame, observa-se palidez (2+/4+) e fígado a 4 cm do rebordo costal direito e baço a 6 cm do rebordo costal esquerdo. Sobre isso, assinale a alternativa CORRETA.
A
Se houver epidemiologia positiva para esquistossomose e eosinofilia no hemograma, deve-se pensar em enterobacteriose septicêmica prolongada e prosseguir investigação com mielocultura e pesquisa de ovos de Schistosoma através de biópsia retal.
B
Febre tifoide deve fazer parte do diagnóstico diferencial desse caso, e o exame padrão-ouro para seu diagnóstico é a reação de Widal que, sendo positiva, autoriza o início do tratamento com cloranfenicol. 
C
Hemograma com pancitopenia pode ser observado na leishmaniose visceral ou leucemia linfoide aguda, e o mielograma é capaz de diferenciar as duas doenças. 
D
Os testes rápidos imunocromatográficos pesquisam anticorpos contra Leishmania, e seus títulos negativam ao término de um tratamento bem sucedido.
E
No Brasil, o fármaco de primeira escolha para o tratamento da leishmaniose visceral é o antimoniato de N-metil glucamina, exceto em algumas situações nas quais se recomenda a anfotericina B lipossomal, como em pacientes infectados pelo HIV, portadores de insuficiência renal e menores de dois anos.