Questão
PR - Aliança Saúde - PUC PR
2019
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Maria-Cristina-52-anos1953f39db78
Maria Cristina, 52 anos de idade, com boa saúde, exceto pela história de úlcera duodenal, apresenta quadro de dor abdominal intensa iniciada há 2 horas. Refere náusea e vômitos associados. Ela está gemente, taquicárdica e taqui- pneica. Ao exame, observa- se defesa voluntária e irritação peritoneal difusa. A radiografia do abdome evidencia ar subdiafragmático. Levada a laparotomia foi diagnosticada úlcera péptica perfurada. 

Observe as afirmativas sobre o caso clínico apresentado: 

I. A sutura da úlcera é realizada aproximando-se os bordos da perfuração após o desbridamento adequado podendo- se utilizar a interposição patch omental com o objetivo de diminuir o risco de fístula. 

II. O bordo deve ser rotineiramente biopsiado nas úlceras gástricas em função do risco de se tratar de carcinoma gástrico perfurado. Essa medida está dispensada na úlcera duodenal.

III. A técnica que utiliza o omento pediculado na interposição é chamada técnica de Graham e a técnica que leva o omento para a área de sutura como um fragmento livre é a de Cellan-Jones. 

IV. A realização de EDA (endoscopia digestiva alta) deve ocorrer após 6 semanas do tratamento cirúrgico da ulcera péptica perfurada, para avaliar a cicatrização da úlcera, descartar neoplasia e pesquisar H. pylori. 

Assinale a alternativa CORRETA:
A
Apenas I e II estão corretas.
B
Apenas II e III estão corretas.
C
Apenas II e IV estão corretas.
D
Apenas I, II e IV estão corretas.
E
Apenas II, III e IV estão corretas.