Questão
PE - Secretaria Estadual de Saúde do Estado de Pernambuco - SES PE
2017
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Mariana-4-anos-e865a34eaf4
Mariana, 4 anos, é atendida no posto de saúde pelo médico do PSF de uma pequena cidade, com uma história de coriza, tosse e febre há 6 dias, sem outras queixas. Ao exame, apresenta-se com estado geral regular; taquipneica; afebril; corada; acianótica; sem sinais de desidratação; tempo de enchimento capilar < 2 segundos. Ausculta respiratória: diminuição de murmúrio vesicular em base direita, com estertores finos. FR = 44 irpm; SpO2 = 95%. Restante do exame físico sem alterações. Qual a conduta mais adequada para esse caso?
A
Solicitar encaminhamentos a uma cidade de maior porte para realização de radiografia de tórax, hemograma e PCR. Após resultado desses exames, definir se tratamento ambulatorial ou internamento.
B
Transferência para internamento. Iniciar ampicilina por via parenteral, e, pela piora do prognóstico das pneumonias, na presença de hipóxia deve ser administrado O2.
C
Manter na cidade de origem. Prescrição de amoxicilina para casa, com orientação de reavaliar com 48 horas ou antes, se piorar.
D
Manter na cidade de origem. Prescrição de antitérmicos e orientação de aumentar a ingesta hídrica. Orientação de reavaliar com 48 horas.
E
Manter, inicialmente, na cidade de origem. Fazer antitérmico, broncodilatador na emergência, em 3 ciclos e corticoide oral. Caso não melhore, transferir para internamento.