Questão
AM - Comissão Estadual de Residência Médica do Amazonas - CERMAM
2024
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Marta-tem-39-anos-ha-5103268fbe0e
Marta tem 39 anos e há 5 dias iniciou quadro de febre alta, associada a dor em hemitórax direito e tosse produtiva. Ao exame físico encontra-se consciente e orientada no tempo e no espaço. Apresenta frêmito toracovocal aumentado em base direita e ausculta de crepitações finas em terço inferior de hemitórax direito. FC 85 bpm. FR 19 irpm. Pressão arterial 110x80 mmHg e SpO2 96% a.a. Radiografia de tórax evidenciando opacidades acinares em lobo inferior direito com presença de broncograma aéreo. Paciente sem comorbidades clínicas conhecidas. Laboratório: Ureia 22, Leucócitos 16563 com 85% de segmentados. Qual a conduta mais apropriada para o caso?
A
Solicito hemocultura em 2 sítios, início fase rápida com cristalóide, início antibioticoterapia de amplo espectro enquanto aguardo resultado de hemocultura.
B
Início empiricamente tratamento para tuberculose pulmonar com esquema básico de acordo com o peso e solicito exame de escarro para posterior confirmação diagnóstica.
C
Início betalactâmico oral para tratamento ambulatorial, orientando a procurar novamente atendimento médico caso a febre não ceda em até 72 horas.
D
Solicito internação hospitalar, prescrevo quinolona respiratória endovenosa associada a corticoide oral.