Masculino, 22 anos, é trazido ao pronto socorro vítima de agressão há cerca de 30 minutos. Apresenta diversas escoriações em face, tórax e abdome. Encontra-se lúcido e orientado, queixando-se de dor abdominal. Ao exame apresenta-se estável hemodinamicamente, tórax com MV+ bilateral, diminuído em bases bilateralmente e com abdome plano, flácido, doloroso a palpação profunda, sem sinais de irritação peritoneal. Em relação a este caso clínico, assinale a assertiva correta
Questão
PR - Associação Médica do Paraná - AMP
2024
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Masculino-22-anos-e6999a4fa8b
A
Considerando a maior disponibilidade e o custo menor, o raio X de abdome em decúbito e em posição ortostática é o exame complementar de eleição para este paciente.
B
A estabilidade hemodinâmica e o exame físico abdominal sem alterações significativas descartam lesões intra-abdominais e proporcionam a possibilidade de alta médica.
C
Com base no exame físico abdominal e estabilidade hemodinâmica e devido a menor invasividade do procedimento, este paciente deve ser submetido a laparoscopia diagnóstica de urgência.
D
O exame complementar de eleição para este paciente é a tomografia computadorizada de abdome e pelve, que deve ser realizada sem contraste devido ao potencial de nefrotoxicidade.
E
Deve ser realizado um FAST para este paciente, que inclui o exame do saco pericárdico, fossa hepatorrenal, esplenorrenal e fundo de saco, porém é um exame insensível para o diagnóstico de lesão visceral oca.