Masculino, 54 anos, em acompanhamento no serviço de doenças do fígado, admitido no pronto socorro por quadro de hemorragia digestiva alta varicosa. Vários episódios prévios de encefalopatia e ascite. Investigação adicional com tomografia computadorizada de abdome demonstrou nódulo hepático sugestivo de hepatocarcinoma, de localização periférica em segmento II, medindo 2,5 cm no maior eixo, discreta quantidade de líquido livre abdominal, esplenomegalia homogênea e sinais de circulação colateral abdominal. Realizou estadiamento extra-hepático negativo. Em relação a este caso clínico, analise as assertivas abaixo classificando-as em verdadeiro (V) ou falso (F).
( ) A classificação radiológica em exame tridimensional (RM/TC) pode definir o diagnóstico de hepatocarcinoma, sem necessidade de confirmação histológica.
( ) Como a lesão do paciente em questão é periférica e de fácil ressecção, a enucleação da lesão ou hepatectomia segmentar pode ser realizada.
( ) Biópsia guiada por USG ou TC deve ser realizada para confirmação diagnóstica antes do trata mento definitivo.
( ) Na ausência de metástases à distância, o transplante de fígado é o tratamento de escolha para o paciente em questão.
( ) Os principais sítios de metástase à distância do hepatocarcinoma são pulmão, ossos e adrenal.