Mateus, um lactente de 9 meses, foi trazido ao pronto atendimento. Os pais relatam início há 2 dias de febre baixa e inúmeros episódios de diarreia aquosa volumosa sem sangue ou muco, apresentou ainda dois episódios de vômitos pós-alimentares, além de hiporexia e aceitação parcial de líquidos, mantendo a aceitação do aleitamento materno. Referiam peso prévio ao episódio de 9 kg. Ao exame físico: FC: 150 bpm. FR: 40 ipm. PA: 78 / 50 (68) mmHg. Peso: 8,5 Kg. Regular estado geral. Alerta. Irritado. Choro sem lágrimas. Olhos fundos. Boca seca. Pulsos periféricos cheios e normopalpáveis. Diante da situação hipotética, assinale a alternativa que apresenta a avaliação e a conduta mais adequada.
Questão
SP - Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - SCMSP
2024
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Mateus-lactente-9112db826e26
A
O paciente não apresenta sinais de desidratação, podendo receber alta e 90 ml de SRO pós-perdas em regime ambulatorial.
B
O paciente apresenta sinais de choque hipovolêmico descompensado, devendo ser puncionado acesso intraósseo e iniciada ressuscitação volêmica com SF 20 ml/kg e antibioticoterapia.
C
O paciente apresenta sinais de desidratação e, havendo a capacidade de ingerir líquidos, deve-se tentar a reidratação via oral com SRO no pronto atendimento.
D
O paciente apresenta sinais de desidratação grave, devendo-se proceder com punção de acesso venoso e início de reidratação EV com 30 ml/kg de SF em 1 hora.
E
O paciente apresenta sinais de desidratação e, nesse caso, recomenda-se suspensão do aleitamento materno para evitar piora de episódios eméticos e início de soro de manutenção.