Médica de família de uma equipe de estratégia da família (ESF) percebe em seus atendimentos que as pessoas com diagnóstico de diabete melito persistem com má alimentação e glicemias de controle fora do alvo e mantêm seus hábitos sedentários, apesar da equipe multiprofissional abordar mudanças no estilo de vida nas consultas individuais. Após discutir o problema com sua equipe de ESF, opta por levar o tema para o apoio matricial do distrito. Considerando a situação exposta e de acordo com os princípios do apoio matricial, assinale a alternativa correta.
Questão
RS - Hospital São Lucas da PUC - RS
2021
Residência (Acesso Direto)
Medica-familia-equipe8363a24ccd
A
As articulações entre profissionais de saúde da família e apoiadores têm pouca capacidade resolutiva, já que estes desconhecem a população de pacientes com diabete melito dessa equipe de ESF.
B
Os atendimentos específicos dos apoiadores (consultas, visitas domiciliares), para este caso, ocorrerão de formato definido com a equipe básica, havendo fragmentação da comunicação.
C
A atuação específica de cada profissional da equipe de ESF deve ser definida a partir das demandas da população local, neste caso, o estilo de vida dos pacientes com diagnóstico de diabete melito.
D
O plano de cuidado deverá ser realizado em conjunto com a equipe de atenção primária e o apoio matricial, ocorrendo de forma integrada e coordenado pela equipe de apoio matricial.