Menina, 1 ano e 10 meses de idade, previamente hígida, está em consulta ambulatorial de rotina. Ao conversar sobre vacinação, a mãe refere que pretende dar todas as vacinas preconizadas, exceto a vacina de gripe, pois no ano passado ela tomou a vacina e relata ter evoluído com um quadro gripal, febre, tosse e coriza, devido à vacina. Na carteira vacinal, nota-se uma única dose de vacina de influenza, que ela recebeu aos 8 meses de vida. Frente aos dados apresentados, qual a orientação adequada para a mãe sobre a vacina influenza?
Questão
SP - Universidade de São Paulo - USP - SP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP - HC)
2023
Residência com pré-requisito - Pediatria (R+ PED)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Menina-1-ano-10-meses923be1aff1
A
É uma vacina de vírus vivo atenuado, logo, gripe em decorrência da vacina é um evento comum, mas sem maior gravidade. A criança deverá receber 2 doses com intervalo de 30 dias e dose única anual a partir dos anos subsequentes.
B
É uma vacina inativada e purificada, logo, não é possível ter gripe por causa da vacina. A criança deverá continuar recebendo dose única anual.
C
É uma vacina inativada e purificada, logo, não é possível ter gripe por causa da vacina. A criança deverá receber 2 doses com intervalo de 30 dias e dose única anual a partir dos anos subsequentes.
D
É uma vacina de vírus vivo atenuado, logo, gripe em decorrência da vacina é um evento comum, mas sem maior gravidade. A criança deverá continuar recebendo dose única anual.