Questão
SP - Universidade Estadual Paulista - UNESP (Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu - FCMBB) (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu)
2025
Residência (Acesso Direto)
Menina-1-ano-3-meses82191b0a20
Menina de 1 ano e 3 meses e irmão de 4 anos estão com febre baixa (37,8 ºC a 38,0 ºC), que cede com dipirona, e sem apetite há dois dias. AP: crianças hígidas, sem internação prévia. AF: pai teve dengue há 15 dias. Teste rápido para dengue para ambas as crianças: positivo. Exame físico: prova do laço negativo em ambas, hidratadas, eupneicas, PA normal.

A classificação e o tratamento da dengue, além do uso de dipirona ou paracetamol se houver febre e a não utilização de anti-inflamatórios, são:

A
menina e irmão: grupo A; TRO em casa, orientar sinais de alerta para retorno em serviço de saúde se necessário, coletar hemograma e sorologia no sexto dia de doença, com reavaliação a seguir.
B
menina: grupo B, irmão: grupo A; menina: coletar e verificar hematócrito, iniciar TRO supervisionada; se não estiver hemoconcentrado, orientar TRO; reavaliação em 24 h; irmão: realizar TRO em casa e orientar sinais de alerta para retorno, coletar hemograma e sorologia no sexto dia de doença; reavaliação em 72 h.
C
menina: grupo B, irmão: grupo A; para ambos: coletar e verificar hematócrito; se estiver alterado, iniciar TRO no serviço com orientação para uso em casa se houver boa aceitação; retorno no sexto dia para coleta de sorologia.
D
menina e irmão: grupo B; para ambos: coletar hemograma e orientar TRO em casa; reavaliação em 24/48h para verificação do exame; se hematócrito estiver alterado, realizar hidratação IV com soro fisiológico 0,9% e coletar novo hemograma; retorno no sexto dia da doença com coleta de sorologia e verificação do hematócrito.