Menina, 10 anos e 6 meses, com história de ganho de peso excessivo desde os 5 anos de idade. A mãe relata que o apetite é maior que o habitual, com consumo de alimentos, doces e sucos artificiais entre as principais refeições, além da necessidade de repetir a porção de alimentos durante o almoço e jantar. A paciente pratica pouca atividade física e o tempo de lazer com jogos eletrônicos e assistindo televisão é de cerca de 4 a 5 horas diárias. Os pais e a família têm estatura mediana (estatura alvo de 163 cm), a mãe tem sobrepeso e diabetes mellitus tipo 2. Ao exame físico, a estatura é 147 cm (85ºP), o peso é 56 kg, o índice de massa corporal (25,9 kg/m2) encontra-se entre o +2 e +3DP, as frequências cardíaca e respiratória são normais e a pressão arterial é de 100/60 mmHg. Apresenta aumento do tecido adiposo com distribuição generalizada, placas escuras e com espessamento da pele nas regiões cervical e axilar e o desenvolvimento puberal, de acordo com os critérios de Tanner, é P3M3. Em relação aos dados apresentados, considere as seguintes afirmativas:
1. O diagnóstico provável é obesidade exógena e a lesão de pele, em geral, está associada à resistência insulínica.
2. Síndrome de Cushing deve ser incluída no diagnóstico diferencial, pois o excesso de peso está associado a alta estatura, achados clínicos presentes nesse diagnóstico.
3. O excesso de peso influenciou o ritmo de maturação física, resultando no quadro de puberdade precoce que ela apresenta.
4. Os dados descritos permitem o diagnóstico de síndrome metabólica associada ao quadro de obesidade.
Assinale a alternativa correta.