Questão
SP - Hospital Israelita Albert Einstein - HIAE
2025
Residência com pré-requisito - Pediatria (R+ PED)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Menina-13-anos-com93c0326650
Menina de 13 anos, com diagnóstico conhecido de anemia falciforme, dá entrada no pronto-socorro trazida pelos pais com relato de fortes dores em membros inferiores. Quando questionada refere dor nota 10 de 10. Já fez uso em casa de paracetamol com codeína, sem melhora. Você opta por prescrever morfina, mas a enfermeira do pronto- -socorro informa que paciente veio há 1 semana com a mesma queixa e suspeita que haja algum tipo de adição ao opioide, sugerindo então uma conduta diferente. 

Nesse contexto, assinale a alternativa que descreve a conduta adequada para o caso.

A
Manter a prescrição de morfina, uma vez que se trata de paciente com patologia conhecida pelo potencial de geração de dor. Além disso, a dor mal tratada pode retroalimentar o processo de falcização de hemácias.
B
Prescrever placebo (soro fisiológico), deixando claro para a paciente que ela está recebendo morfina, sendo uma boa estratégia para verificar se há ou não adição ao opioide.
C
Prescrever tramadol em dose alta associado a antiemético, sendo uma boa alternativa entre os opioides para substituir a morfina nesses casos.
D
Prescrever cetorolaco, um anti-inflamatório potente que diminui a necessidade do uso de opioides em paciente com anemia falciforme, diminuindo a possibilidade de adição.