Questão
SP - Universidade de São Paulo - USP - SP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP - HC)
2023
Residência com pré-requisito - Pediatria (R+ PED)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Menina-14-anos-idade1394e61d1b0
Menina, 14 anos de idade, está em seguimento ambulatorial devido ao diagnóstico de asma. Há 1 ano, ela está em uso de formoterol 12 mcg + budesonida 400 mcg (dose alta), que utiliza por dispositivo de cápsula inalante, de 12 em 12 horas, com técnica adequada e excelente aderência. Nos momentos de crise, ela também foi orientada a usar a mesma medicação com maior frequência, até controle dos sintomas. Nos últimos 6 meses, não apresentou tosse ou despertares noturnos devido à asma, e não apresentou nenhuma limitação a atividades físicas. Apresentou sintomas de tosse e cansaço devido a um episódio de infecção viral ocorrido há 4 meses, usou a medicação de 6 em 6 horas por 5 dias, com resolução completa dos sintomas. Exame clínico atual sem alterações.

Na consulta de hoje, baseado na GINA, qual a conduta mais indicada?
A
Medicação de manutenção: transicionar para corticoide inalatório em dose alta, sem associação com formoterol; em caso de crise: manter o formoterol associado à budesonida como medicação de resgate.
B
Medicação de manutenção: diminuir a concentração de budesonida, ainda associada ao formoterol; em caso de crise: usar a mesma medicação, aumentado a frequência diária de uso.
C
Medicação de manutenção: aumentar a concentração de budesonida, ainda associada ao formoterol; em caso de crise: utilizar o salbutamol como medicação de resgate.
D
Medicação de manutenção: transicionar para corticoide inalatório em dose alta, sem associação com formoterol; em caso de crise: utilizar o salbutamol como medicação de resgate.