Menina de 3 anos de idade, previamente hígida, é trazida ao pronto-socorro infantil com quadro de tosse e febre há 3 dias. Cartão vacinal em dia. Ao exame físico, encontra-se em bom estado geral, afebril, taquipnéica leve (frequência respiratória de 40 irpm), sem sinais de desconforto respiratório, com murmúrios vesiculares presentes bilateralmente, estertores crepitantes audíveis em base direita e saturação de oxigênio de 95% em ar ambiente. Considerando o quadro clínico descrito, assinale a alternativa correta.
Questão
SP - Santa Casa de Misericórdia de Ribeirão Preto - SCMRP
2024
Residência (Acesso Direto)
Menina-3-anos-idade7639a9063e
A
A etiologia mais frequente dessa patologia nessa faixa etária é viral.
B
Quando consideramos as etiologias bacterianas para pacientes com vacinação em dia, os microrganismos mais frequentemente envolvidos são o Streptococcus pneumoniae, o Haemophilus influenzae não tipável e a Moraxella catarrhalis.
C
Crianças menores de 5 anos de idade têm como principal etiologia deste tipo de infecção os microrganismos atípicos, como Mycoplasma pneumoniae.
D
Na suspeita deste tipo de infecção causada por Streptococcus pneumoniae resistente à penicilina, está indicada associação a um inibidor de beta-lactamase.
E
A paciente do caso apresenta indicação de internação hospitalar e tratamento com antimicrobianos endovenosos.