Questão
SP - Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp - FCM) (Hospital de Clínicas da Unicamp)
2010
Residência (Acesso Direto)
Menina-5-anos-ha-4105add95e33
Menina, 5 anos, há 4 dias apresenta dificuldade respiratória e chiado no peito, acompanhados de febre baixa e diminuição da atividade física. Em uso, desde então, de beta2-agonista por via inalatória 4 vezes ao dia e prednisolona por via oral 1 mg/kg/dia em dose única, sem melhora. Antecedentes: asma desde 2 anos de idade, em uso contínuo de corticoide inalatório. Exame físico: retração subcostal e de fúrcula esternal, elevação da cintura escapular, diminuição global do murmúrio vesicular e sibilos disseminados em campos pulmonares. Oximetria de pulso (ar ambiente) = 90%. Radiograma de tórax: hiperinsuflação difusa e opacidades heterogêneas em bases pulmonares. ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:
A
Trata-se de asma moderada e a terapêutica adicional deve envolver o uso de brometo de ipratrópio por nebulização, em regime hospitalar.
B
Trata-se de asma grave e a terapêutica adicional deve envolver o uso de aminofilina por via endovenosa, em regime hospitalar.
C
O quadro agudo pode ter como fator desencadeante bactérias atípicas e a terapêutica com macrolídeo deve ser associada aos broncodilatadores, em regime hospitalar.
D
A classificação do quadro agudo de asma e o valor da oximetria de pulso são indicativos de intubação orotraqueal e internação em unidade de terapia intensiva.