Questão
SP - Universidade de São Paulo - USP - SP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP - HC)
2021
Residência com pré-requisito - Pediatria (R+ PED)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Menina-6-meses-idade183d17a24f6
Menina, 6 meses de idade, está em consulta ambulatorial de rotina. A mãe refere que, há 1 semana, a criança deu entrada no Pronto Atendimento por quadro de início abrupto de placas eritematosas difusas pelo corpo, associado a vômitos, edema de lábios e de língua e desconforto respiratório. Relatório de alta descreve que a criança recebeu epinefrina intramuscular, anti-histamínico e corticoide sistêmicos, com melhor progressiva dos sintomas. A mãe refere que está iniciando a introdução alimentar da criança, mas que já vinha oferecendo fórmula infantil de partida esporadicamente há 1 mês. No dia que foi levada ao serviço de emergência, a criança se alimentou com maçã pela manhã, papa principal com mandioquinha, macarrão e carne moída no início da tarde, e uma mamadeira de 250 mL de fórmula infantil de partida 10 minutos antes do início dos sintomas. Devido a este evento, a mãe optou por deixar apenas com seio materno exclusivo até o dia da consulta. No momento, mãe sem queixas, criança com exame clínico sem nenhuma alteração significativa. Para este caso, podemos afirmar que alergia a proteína do leite de vaca:
A
É uma hipótese diagnóstica possível, devendo ser orientada dieta de exclusão para a criança e para a mãe, e solicitado a dosagem de IgE específica para corroborar o diagnóstico.
B
É um diagnóstico descartado, pois a criança já havia ingerido fórmula infantil de partida em outras ocasiões sem apresentar sintomas, logo, devem ser investigados outros desencadeantes.
C
É uma hipótese diagnóstica plausível, mas que só será confirmada após verificar a resposta da paciente a um teste terapêutico de exclusão, seguido de reexposição após 1 a 2 semanas.
D
É um diagnóstico improvável, pois o quadro clínico é compatível com um exantema viral autolimitado e a resolução dos sintomas coincidiu com a administração das medicações, sem relação causal.