Menina, 8 anos e 1 mês de idade, previamente hígida, está em consulta ambulatorial de rotina. Foi adotada na primeira semana de vida, sem informações sobre os pais biológicos. Alimentação equilibrada e balanceada, com boa aceitação. Pratica atividade física regularmente. Ao exame clínico, sem nenhuma alteração significativa, estádio puberal M1P1. Estatura atual de 112,5 cm (referência OMS: escore Z entre -3 e -2) e peso atual de 27,8 kg e IMC de 21,9 kg/m2 (referência OMS: escore Z entre +2 e +3). Na última consulta, há 6 meses, era 111 cm. Na semana passada, ela realizou exame de idade óssea, compatível com 7 anos. Em relação a estatura da paciente, é correto afirmar que:
Questão
SP - Universidade de São Paulo - USP - SP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP - HC)
2021
Residência com pré-requisito - Pediatria (R+ PED)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Menina-8-anos-1-mes114b5edf90e
A
É necessário iniciar a investigação de baixa estatura com a coleta de hemograma, proteína C reativa, eletrólitos, gasometria venosa, anti-transglutaminase, IgA total, TSH, T4-livre, IGF-1 e IGF-BP3 e cariótipo.
B
Trata-se de retardo constitucional do crescimento, sem necessidade de nenhuma investigação complementar, pois espera-se que ela atinja a estatura alvo esperada no final da puberdade.
C
Os dados apresentados são muito sugestivos de baixa estatura familiar, hipótese diagnóstica que não poderá ser confirmada pela ausência dos dados de estatura dos pais biológicos da criança.
D
O tratamento da obesidade promoverá a recuperação da curva de estatura neste caso, pois controlará a conversão hormonal periférica e a resistência insulínica que comprometem o ganho de estatura.