Questão
PR - Universidade Federal do Paraná - UFPR (Complexo Hospital de Clínicas - CHC)
2018
Residência (Acesso Direto)
Menina-com-3-5-anos-e13110826c8c
Menina com 3,5 anos é trazida à consulta com pediatra por apresentar pelos na região pubiana há 3 meses, associados ao surgimento de acne na face, mudança no comportamento, com irritabilidade, aumento do apetite e ganho de peso. Ao exame físico, a frequência cardíaca é de 84 bpm, frequência respiratória de 12 mpm, pressão arterial de 125/85 mmHg (acima do 95°P). A estatura é 102 cm (75°P, estatura alvo que é de 158 cm, no 25°P), peso de 20 kg (97°P), face arredondada, com hiperemia malar e acne no nariz e na região frontal. Acúmulo de gordura na região dorsal (giba) e na fossa supraclavicular. Desenvolvimento sexual: M1 P3 (de acordo com a classificação de Tanner), com clitóris visível entre os grandes lábios. Em relação a essa criança, é correto afirmar: 
A
Apresenta sinais clínicos de puberdade precoce central e síndrome de Cushing, e a etiologia mais frequente nesses casos é o adenoma hipofisário produtor de ACTH e LH. 
B
Apresenta sinais clínicos de excesso de androgênios e de cortisol, e a etiologia mais frequente é a hiperplasia adrenal congênita por deficiência da 21-hidroxilase. 
C
Apresenta sinais clínicos de excesso de androgênios e de cortisol, e a etiologia mais frequente é o tumor do córtex adrenal.
D
Apresenta obesidade exógena, que comumente associa-se a quadros de adrenarca precoce idiopática. 
E
As hipóteses diagnósticas de doença de Cushing e obesidade exógena devem ser consideradas, e um dos exames obrigatórios para avaliação complementar é a ressonância magnética do crânio.