Menino de 1 ano dá entrada em hospital após quadro convulsivo. Ao exame físico, apresenta midríase, taquicardia, sudorese, hipertensão, piloereção e hiper-reflexia. Na anamnese, a mãe conta que o paciente está, há 2 dias, com obstrução nasal e espirros e, por estar com dificuldade para dormir devido à obstrução, usou medicamento em gotas que tinha em casa, nas narinas da criança. Após seu uso, o paciente iniciou o quadro atual. Considerando o agente farmacológico provável, trata-se de uma
Questão
Exame Nacional de Residência Médica EBSERH (ENARE)
2022
Residência (Acesso Direto)
Menino-1-ano-da67a87f33b0
A
toxíndrome simpatomimética, que resulta da estimulação de nervos simpáticos (alfa e beta-adrenérgicos) mediada pelas catecolaminas noradrenalina e adrenalina.
B
toxíndrome anticolinérgica, que resulta da inibição das fibras parassimpáticas pós-ganglionares que liberam a acetilcolina, das fibras autônomas pré-ganglionares, das placas mioneurais do músculo esquelético e de certas sinapses do sistema nervoso central.
C
toxíndrome anticolinesterásica, em que ocorre inibição da enzima acetilcolinesterase, levando a um acúmulo da acetilcolina nos receptores colinérgicos muscarínicos e nicotínicos.
D
toxíndrome depressiva, que resulta da interferência na função adrenérgica do SNC, principalmente nos neurônios noradrenérgicos centrais.
E
toxíndrome extrapiramidal, que resulta do aumento da ação da acetilcolina nas sinapses muscarínicas e do antagonismo da dopamina no SNC.